O Punhal do Homem Pálido
Boa noite viajantes, hoje vamos voltar no tempo um pouco, lá para o ano de 1944 no norte da Espanha em que o Labirinto do Fauno, livro escrito por Guillermo del Toro e Cornelia Funke depois do lançamento de sucesso do filme de mesmo nome.
O livro foi inspirado totalmente no filme depois de seu sucesso e conta a história de Ofélia, uma menina de 13 anos que adora ler livros de fantasia e se muda com sua mãe para um moinho de vento, onde mora o capitão do exército Vidal, que é o pai do bebê que a mãe de Ofélia carrega na barriga. Ele é um homem cruel e sádico, que mata e tortura qualquer um pelo menor motivo que seja.
O motivo que Ofélia e sua mãe se mudam para o moinho é que Vidal queria que seu filho nascesse onde ele morava, assim, criando a criança a imagem dele. O sádico homem sabia que a mãe de Ofélia estava doente e que viajar até onde morava só agravaria a situação dela, mas ele não se importava.
Ao chegar no local, Ofélia descobre a existência de um labirinto do lado do moinho, porém quando estava para se aventurar dentro dele, a governanta de seu padrasto a chama, informando que ela poderia se perder facilmente.
Durante um noite, uma criatura que conheceu Ofélia durante o caminho até o moinho, entrou pela janela depois de seguir e encontrar a menina. A criatura se mostrou metamorfa ao se transformar em um pequeno ser com asas, sendo nomeada como fada por Ofélia.
A fada não falava, mas mostrou que queria que Ofélia a seguisse e como aquilo parecia com as coisas fantásticas que ela lia nos livros, sem hesitar Ofélia foi atrás sendo levada pela criatura até o labirinto, onde no centro dele tinha escada em espiral para baixo.
Naquele lugar, outra criatura apareceu, ele dizia que tinha muitos nomes, mas se apresentou como o Fauno para Ofélia. Ali, ele falou que ela era uma princesa há muito tempo perdida e procurada pelos habitantes de um reino subterrâneo, um lugar repleto de encantos.
Quase não acreditando no que o Fauno dizia, ele explicou que a princesa era reconhecida pela marca de uma lua em seu ombro, dando a Ofélia um pequeno motivo para acreditar e um livro com instruções claras de três tarefas que ela teria que cumprir para voltar ao seu reino.
No dia seguinte, Ofélia se olhou de costas no espelho para poder enxergar no reflexo, seu ombro onde estava a marca em forma de lua, exatamente como o Fauno avia descrito. Acreditando mais fortemente no que foi lhe dito, Ofélia abre o livro onde vê sua primeira tarefa para realizar.
Nos primeiros capÃtulos de O Labirinto do Fauno também vemos e conhecemos a história da princesa perdida, informando como ele saiu de seu reino e qual foi o motivo para isso.
No livro, a narrativa é intercalada com ilustrações e contos com detalhes especiais em suas folhas tão bonitas quanto a capa, esses capÃtulos contam várias histórias de criaturas durante os anos antes e depois da saÃda da princesa de seu reino, essas histórias sempre interligadas com Ofélia e as tarefas que ela tem que cumprir.
Enquanto Ofélia tanta voltar para seu reino, ela também tem que ajudar sua mãe que piora cada vez mais e o sádico padrasto se torna um empecilho, principalmente um perigo para ela e sua mãe.
Venha viajante, acompanhe Ofélia em sua tarefas junto com as fadas e o fauno para voltar ao seu reino em O Labirinto do Fauno.