A Saga Os Imortais (Parte 1)

Uma Narrativa Que Tinha Tudo Para Dar Certo, Mas...

Diferente das outras postagens, essa vai ser eu colocando meu ódio pra fora sobre uma determinada série de livros e como nas outras, só vou dizer o nome depois de por minhas emoções em forma de escrita.

Já vou adiantando que entendo que não se pode generalizar, afinal, cada um tem um gosto e opiniões diferentes, compreendo e respeito isso, PORÉM não tem como defender essa saga, e se alguém que está lendo isso falar que já leu esses livros e gostou, então lamento pelo péssimo gosto literário, então vamos a MINHA opinião sobre essa série. 

Pra começar, são 6 livros de gênero fantasia, envolvendo reencarnação, espíritos e mais um monte de coisas que não lembro. A trama se baseia em adolescentes de ensino médio "nada clichê". Já vou dizendo que o primeiro livro da saga não é ruim, tem a protagonista esquisita Ever Bloom que quase não tem amigos, sofre bullying e tem traumas.

Pelo outro lado, temos o protagonista masculino Damen que é novo na escola, é gostoso, misterioso e todas querem ele, no entanto, ele só quer a menina esquisita (vulgo nossa protagonista), eles tem seus momentos fofos e tal, até aí tudo bem, mas aí tem os amigos da mocinha, principalmente a "melhor amiga", que parece realmente ser legal, mas só se torna uma personagem chata durante a estória, tem a tia da protagonista que realmente é a única pessoa sensata dessa estória e tem mais um monte de personagens secundários que não lembro e sinceramente não fazem a mínima diferença. 

Um ponto que vou destacar é que não tem como se apegar a nenhum personagem, eles não tem profundidade nenhuma na estória, eles só nos são apresentados por cima e o pouco que sabemos é irrelevante, a autora pecou muito nisso, qualquer coisa que aconteça com eles não abala em nada nosso emocional, não tem como sentir nada. A autora focou tanto só no casal principal que esqueceu que personagens secundários também são importantes.

O primeiro livro é basicamente isso, nos mostra o mundo onde se passa a estória, conta as coisas que levaram a protagonista até o momento em que o livro começa, nos apresenta personagens chatos e sem graça, sendo que alguns deles deveriam ter mais relevância, já que eles tecnicamente seriam importantes no decorrer dos livros, tem sim o mocinho Bady boy com passado misterioso e gostoso, ele compensa um pouco a leitura lenta, mesmo que até ele irrite um pouco. Sobre o primeiro livro é isso, não é ruim, no entanto também não é bom, é lento e meio sem graça.

Agora sim, vou por meu ódio pra fora e falar de quão ruim esse livro é, porque se o primeiro era lento e mediano, o segundo livro é PÉSSIMO, não tenho palavras pra descrever de como tenho ódio desse livro. O primeiro termina de forma em aberto (óbvio) e sem nada de emocionante, aí o segundo já começa dessa forma também, sem nada a acrescentar e sem entusiasmo nenhum. 

Também nos é apresentado o novo personagem Ramon que vai ser importante na estória, ele não é nada confiável e de longe da pra ver isso, mas é claro que ninguém percebe, (se não me engano só uma pessoa não confia nele), outro personagem que vai atazanar a vida dos protagonistas. 

Esse livro tinha tudo pra consertar os problemas do primeiro, porém o que aconteceu foi que foi mil vezes pior, a protagonista feminina foi a que mais me irritou nesse livro e nos dez primeiros capítulos ela começa a tomar um monte de decisões burras, que ela sabe que são burras e mesmo assim faz. Mais da metade das m***** que acontecem nesse livro é culpa da protagonista, ela só toma decisões erradas durante o livro todo, o mocinho (vulgo nosso protagonista masculino) também é outro que não ajuda em nada, mas por culpa da mocinha e do carinha novo que chegou , eles não podem nem se tocar, tipo, nem dar as mãos eles podem, por culpa deles, porque ELA É EXTREMAMENTE MANIPULÁVEL e caí em qualquer armadilha que ele coloque na frente dela.

Esse segundo livro consegue ser mais lento e chato que o primeiro, ele é basicamente as decisões péssimas da protagonista, o carinha novo atormentando a vida dos outros, os personagens secundários continuam sendo praticamente irrelevantes e o mocinho não ajudando muito. Algo que é pelo menos relevante nesse livro é que a "melhor amiga" da protagonista desenvolve uma paixão pelo carinha novo e isso gera mais um monte de merda nos outros livros.

Não tem como engolir esse livro, acho que demorei 2 meses pra terminar, de tão chato que consegue ser, é desgastante, lento, a leitura não flui em nada, os mesmíssimos problemas desde o primeiro e acrescente mais alguns. Termina com os protagonistas ainda não podendo nem se encostar, a mocinha tentando achar um jeito de reverter isso, tecnicamente eles "ganham".

Continuando com esse tormento, vamos pra o terceiro livro, que de novo nos apresenta outro novo personagem, já que parece que a autora só sabe incrementar novos, sendo que não dá importância nem aos que já estão não estória, pelo menos esse personagem não é ruim, ele só vai ser mais um tapa buraco nessa narrativa. E novamente a protagonista me tirando suspiros de irritação, porque já não basta as decisões de m**** que ela tomou nos dois últimos livros, ela vai se meter em um triângulo amoroso com o personagem novo do terceiro livro e o protagonista masculino, só porque eles ainda não podem se encostar ela já começa a ficar tentada pelo novo personagem.

Realmente não sei o que deu na autora pra inventar de por um triângulo amoroso no meio dessa narrativa, tem um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo e ao invés dela trabalhar com o que ela já tem, ela decidiu por mais isso, que só serviu pra irritar mais ainda, além de tornar quase impossível gostar dos personagens, porque de novo ela não aprofundou em nada os personagens secundários, só foi acrescentando e dane-se. 

Pra vocês terem noção eu NÃO TERMINEI o terceiro, larguei os livros, foi a primeira saga que desisti de ler, acho que parei no capítulo 15, enrolei muito para ler o terceiro, não sei como consegui chegar a tanto, mas é isso. 

Esse é o meu relato e desabafo de um dos piores livros (NA MINHA OPINIÃO) que já li, tentei resumir um pouco de tudo que me lembro e sei desses livros, já que não terminei os 6 livros.
Se alguém quiser tentar a sorte, então venha ler "Os Imortais" de Alysson Noel.
- Para sempre (livro 1)
- Lua azul (livro 2)
- Terra de sombras (livro 3)

UM AVISO 

Esse foi o MEU relato dessa saga, porém tem parte dois, que será postada na próxima semana por Júpiter Vega.

Por Vênus Altair

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem